top of page

Atividades

Fisioterapia em Neurologia

     A fisioterapia em neurologia ou fisioterapia neurológica têm por objetivo avaliar os déficits neurológicos do paciente e, por meio de recursos e técnicas fisioterapêuticas, determinar o tratamento mais adequado.

     Pacientes com incapacidades neurológicas podem apresentar distúrbios de movimento, além de déficits sensoriais e cognitivos.

     Recuperar as funções perdidas é o objetivo final da fisioterapia neurológica.

     Dentre as principais patologias apresentadas, podemos citar Acidente Vascular Encefálico (AVE), Traumatismos Cranio Encefálicos (TCE), Traumas Raqui-Medulares (TRM), Paralisia Cerebral (PC), dentre outras.

         Fisioterapia em  

           Ortopedia e  

         Traumatologia

     A fisioterapia em ortopedia e traumatologia ou fisioterapia ortopédica e traumatológica atua na prevenção e no tratamento de disfunções do sistema musculoesquelético. sejam estas crônicas ou agudas. E para prevení-las ou tratá-las podem ser utilizados recursos terapêuticos como:

  • Eletroterapia (uso de correntes elétricas),

  • Termoterapia (aplicação de qualquer substância que resulte no aumento ou diminuição da temperatura dos tecidos corporais),

  • Cinesioterapia (movimentos / exercícios) e Terapia manual (mobilizações passivas, massagens, etc)

  • RPG (Reeducação Postural Global)

     Dentre as disfunções mais comuns estão às lombalgias, cervicalgias, hérnia de disco, entorses, tendinites, fraturas, pós- operatórios ortopédicos, entre outros.

    Fisioterapia em         Pneumologia

    

     A fisioterapia em pneumologia ou fisioterapia respiratória trata, mas acima de tudo previne doenças respiratórias.     O fisioterapeuta se utiliza de técnicas e aparelhos apropriados cujos objetivos são a liberação das vias respiratórias e o aumento da capacidade respiratória do paciente.

     Os exercícios respiratórios podem ser manuais ou por meio de algum aparelho como o flutter ou o nebulizador.     Algumas técnicas de massagem específicas para pacientes com problemas respiratórios, como por exemplo a tapotagem, devem ser avaliadas por um profissional, pois, se realizadas inadequadamente, podem agravar o quadro.    Pacientes que permanecem muito tempo  hospitalizados ou com pouca mobilidade devem realizar exercícios respiratórios para prevenção de doenças.

    Fisioterapia

     em Pediatria

    

     A fisioterapia em pediatria ou fisioterapia pediátrica trata das alterações do crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente.

     Nesta área de atuação o fisioterapeuta necessita de conhecimentos abrangentes, uma vez que, no decorrer da infância e da adolescencia, poderão ocorrer desordens diversas e em diferentes sistemas.  A criança pode apresentar desde atraso motor e/ou cognitivo a alterações de ordem neurológica, ortopédica e cardiorrespiratória, por exemplo.

         Além de atuar diretamente com crianças e adolescentes, realizo orientações fisioterapêuticas junto a pais, avós, cuidadores e professores sempre que isto se fizer necessário.

       Fisioterapia na
      Saúde da Mulher

​    A fisioterapia atua na saúde da mulher tratando e prevenindo as doenças que acomentem as mulheres em diferentes fases da vida.

     Patologias uroginecológicas, incontinência urinária, incontinência fecal e disfunções sexuais são aréas de atuação fisioterapeutica, bem como o acompanhamento da gestante na preparação para o parto e no pós-parto. Neste período, a queixa de 'dor nas costas' é muito frequente. Ela pode ser ocasionada por diversos fatores (hormonais, biomecânicos, crescimento do útero, aumento no tamanho das mamas) e pode ser prevenida ou minimizada pela atuação da fisioterapia e de outros profissionais da equipe multidisciplinar.
     Dentre os recursos utilizados temos a terapia manual, a eletroestimulação, a terapia comportamental e os exercícios terapêuticos.

            Massagem  
    para bebês e crianças

​    Cursos, Palestras, Oficinas e Sessões individuais de Massagem para bebês e crianças com base no contéudo do livro "Como e por que massagear o bebê - do carinho às técnicas e fundamentos" - do qual sou autora.

Público alvo: Profissionais e estudantes da área de saúde e educação, pais, avós, professores, cuidadores e demais interessados.

Conteúdo Teórico:  

   ● Histórico da massagem                           

   ● Técnicas utilizadas em bebês e crianças.

   ● Mobilizações

   ● Efeitos produzidos pela massagem

   ● Indicação e contraindicaçãoConteúdo Prático: 

   ● Preparação e Posicionamentos

   ● Manobras e Mobilizações.

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO

bottom of page